Solicitar Cartão de Crédito – Você Realmente Acha que é Simples?

Solicitar cartão de crédito

Para solicitar cartão de crédito, é necessário ter em mente que ele primeiro precisa ser aprovado para você poder recebê-lo.

Receber diversas propostas para se fazer um cartão não é o mesmo que já estar aprovado para possuir um cartão de crédito e começar a utilizá-lo imediatamente.

Também é importante ter em mente que o cartão de crédito pode ser uma bênção em alguns momentos, mas também pode atrapalhar todas as suas finanças.

Continue lendo este artigo para ter algumas dicas muito importantes, antes de tomar  esta decisão. São elas:

Estas dicas vão lhe mostrar que é de extrema importância se organizar antes de solicitar cartão de crédito.

Aconselhável Renda Suficiente Para Solicitar Cartão de Crédito

O primeiro passo para se solicitar cartão de crédito é possuir uma renda suficiente e fixa para fazer essa solicitação.

Quem não possui como comprovar a renda com um emprego de carteira assinada (no minimo) poderá solicitar um cartão universitário. Porém, esse possui um limite baixo, exatamente pela falta de confirmação de renda.

Nome Sujo

O segundo passo para se solicitar cartão de crédito é ter certeza de que não se tem o “nome sujo”.

E mesmo se o nome foi sujo, mas agora está limpo, o passado condena e dificulta as chances de sucesso ao solicitar cartão de crédito. Leia mais sobre como retirar o nome da lista de inadimplentes.

Nunca Atrase Suas Contas

Como o passado de quem solicita o cartão é detalhadamente pesquisado antes de se aprovar, pense em sempre pagar as contas em dia, pois essa informação será acessada pelo banco e se houver atrasos, dificulta a solicitação do cartão.

Pague Todas as Suas Dívidas

O mesmo serve para as dívidas que precisam ser pagas. Pague-as todas,  pois assim solicitar o cartão será mais fácil. Leia este artigo sobre como sair das dívidas.

Solicitar Cartão de Crédito Não lhe Dá Renda Extra!

Antes mesmo de solicitar seu cartão, lembre-se que ele não poderá ser utilizado como renda extra. Ele é apenas uma outra forma de pagamento.

Com o limite dele, não se aumenta o seu poder aquisitivo. E pensar dessa forma pode levar a um grande acúmulo de dívidas.

Evite o Pagamento Mínimo

Para evitar o acumulo de dívidas, é importante também evitar o pagamento mínimo, pois isso lhe trará um grande ciclo vicioso incrivelmente propenso a gerar uma enorme dívida.

Opt In Image
ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO?
Receba todas nossas atualizações e artigos.

Basta digitar seu melhor E-mail no campo abaixo. Depois não esqueça de acessar a mensagem que enviaremos para confirmar a sua assinatura.

Planeje-se!

Ou seja, a melhor coisa para se fazer, quando se tratando de solicitar cartão de crédito, é planejar.

Planeje o quanto poderá pagar por mês. Seja fiel a esse planejamento e não o extrapole. Desta forma não será difícil administrar o uso do cartão corretamente.

Registre Despesas

Uma boa forma de se planejar inicialmente é registrar todas as despesas. Anote quais são as despesas fixas por mês e já separe o valor delas para não haver confusões.

E depois, anote todas as despesas posteriores. No final do mês, saberá com o que exatamente está gastando e ficará mais fácil planejar.

Cartão Como Controle

O cartão pode facilitar esse controle de despesas, pois nele já aparece onde foi feita a compra. No entanto, para utilizá-lo com essa função, você precisará de muita organização e planejamento.

Evite Sacar

Evite sacar o dinheiro do cartão de crédito, pois normalmente isso implica em uma taxa que costuma ser alta. Na hora não se percebe, mas depois, no momento de pagar a fatura, é que vem o choque.

Portanto evite sacar o dinheiro, evitando também o susto no pagamento da fatura.

Estabeleça Um Limite

Para evitar se embolar nas dívidas, tenha um limite abaixo da metade do seu salário. Assim evita que você gaste mais do que pode pagar.

Evite Ter Muitos Cartões

Para não ter gastos adicionais com anuidade e extrapolar o seu orçamento, limite o número de cartões de crédito.

Caso tenha mais de um cartão, coloque datas diferentes de pagamento, com a diferença de no mínimo quinze dias entre elas. Isso possibilita uma melhor administração do seu dinheiro.

Aproveite os Benefícios

Procure se informar se o seu cartão possui programas de fidelidade de milhas, sorteios, prêmios ou descontos em estabelecimentos.

Não Ande Com o Cartão de Crédito se Não Precisar

Para despesas pequenas do dia a dia, prefira o uso do dinheiro, já que dessa maneira você tem mais noção do quanto está gastando, diferente do cartão, que lhe dá uma ilusão quanto ao gasto real.

Não Faça Cartões de Lojas

Alguns estabelecimentos só permitem que o pagamento de contas seja feito dentro da loja.

Com isso, pode-se incentivar o consumo desnecessário, se você vê que aquele produto que estava querendo há um tempo está em promoção, por exemplo.

Pesquise as Anuidades

Antes de fazer um cartão de crédito, faça uma pesquisa nos sites dos bancos para saber a anuidade de cada um e ver qual se adequa mais à sua renda e, se for preciso, negocie e veja se é possível pelo menos reduzir esse pagamento.

Evite Pagar Contas de Luz, Água e Telefone no Cartão

Muitas pessoas optam por pagar todas essas contas no cartão. Às vezes, elas estão até em débito automático, pela facilidade e comodidade.

Entretanto não é um bom negócio, pois normalmente são cobradas tarifas para a prestação desses serviços.

Por isso se informe sobre o valor dessas tarifas e analise se vale a pena pagar essas taxas ao solicitar cartão de crédito.

E agora? Depois de ler este artigo, você sabe como tomar esta decisão?

Ainda sem comentários.

Deixe uma resposta