Saiba Fazer Sua Planilha de Gastos e Mude a Sua Vida

Planilha de Gastos

Crédito desta imagem: freepik.com

Estamos vivendo um momento de crise. Portanto, pagar as contas todos os meses tem se tornado uma missão realmente muito complicada. Dois fatores têm levado a isso.

O primeiro é o aumento que tudo tem sofrido, principalmente os ítens nos supermercados. E segundo, a diminuição dos salários e até mesmo o desemprego.

É por tudo isso que controlar suas finanças é algo extremamente essencial nos dias de hoje.

Somente assim você terá uma visão totalmente clara de tudo que está gastando e vai conseguir analisar em que lugares podem acontecer as reduções para que o orçamento nunca entre no vermelho.

Para te ajudar com essa tarefa é que eu resolvi escrever esse pequeno artigo mostrando algumas dicas para que você possa fazer sua planilha de gastos mensais e comece a controlar tudo muito melhor e ter essa visão do todo que é tão importante.

Chegou a hora de ter sua vida financeira totalmente sob seu controle.

Confira a seguir!

A Ferramenta Ideal

Para fazer uma planilha, você vai precisar de uma ferramenta ideal. Hoje em dia, existem muitos aplicativos que já te dão uma ajuda e tanto para realizar esse controle, mas você não precisa de um se não quiser.

Basta usar o Excel para criar uma planilha de gastos onde você vai inserir os números e vai ter todo o controle dos seus gastos.

Caso não tenha o Office, você pode usar similares que também são muito bons, como o LibreOffice, que é gratuito e muito parecido com o do Windows. Além disso, tem integração com o Excel, podendo salvar em .xls, por exemplo.

Momento de Fazer Sua Planilha de Gastos

Primeiro de tudo, você vai precisar colocar os meses do ano nas colunas. Assim você vai ter sua planilha dividida para que possa colocar os gastos de cada mês e no final ter uma soma geral do mês, e até mesmo do ano se quiser.

Aí vem o segundo passo, que é listar seus gastos, aluguel, contas, academia, faculdade, todos os gastos que tiver no mês.

É importante você colocar entre os gastos um item de poupança. Mesmo que você não consiga guardar ainda, é importante ter essa previsão lá justamente para que faça parte dos seus planos em um futuro próximo.

Você também precisa olhar todas as notinhas de compras aleatórias que fez no mês. Se precisar consulte seu extrato bancário.

Uma dica: guarde as notas ficais ou papeis de comprovante de pagamento com cartão de crédito. Assim, terá tudo muito bem registrado, deixando impossível de se perder.

Analisando a Planilha de Gastos

Se você vai começar esta tarefa agora, independente do mês em que estamos, você vai precisar preencher toda a sua planilha do ano, desde janeiro. Complete tudo e depois realize as somas mensais.

Visualize o valor que você está gastando por mês, pois ele é extremamente importante. Se você gasta mais do que recebe, então você tem um problema.

O valor no final do mês tem que ser, no mínimo, compatível com o que você ganha, para assim você não entrar no vermelho. Se for maior você precisa observar onde está gastando mais e realizar um corte nesses itens não essenciais.

Mas mesmo que você esteja no azul, ou fique no zero a zero, tente cortar gastos. Leia este artigo sobre controle financeiro pessoal.

Isso porque guardar dinheiro é extremamente importante para o futuro, tanto para investimentos futuros quanto para emergências. Se o valor que você ganha por mês é maior do que o que gasta, então você deve investir o que sobra.

Tesouro Direto é uma ótima opção, assim como ações e renda fixa. Fale com especialistas e garanta a sua aposentadoria como você e sua família merecem!

Baixe a Planilha de Gastos…

É uma planilha de gastos diários. Ou seja, uma espécie de diário de despesas, que sendo controlada a cada dia, no fim do mês vai lhe dar um panorama geral de controle do seu orçamento. Baixe aqui a planilha da Revista Info Exame.

Opt In Image
ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO?
Receba todas nossas atualizações e artigos.

Basta digitar seu melhor E-mail no campo abaixo. Depois não esqueça de acessar a mensagem que enviaremos para confirmar a sua assinatura.

Comentários desabilitados.