Planejamento Financeiro: Como Fazer o Seu Para Alavancar Suas Finanças

Planejamento Financeiro

Se abrirmos a definição no dicionário, descobriremos que planejamento é a ação de preparar um objetivo de forma sistêmica. Isso já nos dá uma visão sobre planejamento financeiro.

Veremos aqui que esta palavra, “objetivo”, tem peso fundamental para qualquer pessoa que queira balancear suas despesas.

É de extrema importância organizarmos nosso orçamento. Então o planejamento financeiro serve como uma ferramenta que nos ajuda a controlar nossos gastos.

Este mecanismo pode nos auxiliar na administração das contas pessoais ou de uma empresa.

O planejamento financeiro dá a possibilidade de se enxergar de forma mais ampla o estado de suas finanças, possibilitando assim, que você tome decisões mais seguras em onde investir, quais gastos cortar e quais recursos poupar.

Montando Seu Controle

A primeira coisa que se deve fazer na hora de se planejar é agrupar o maior número possível de boletos, contas e outras coisas que se referem a sua vida financeira. É nesta etapa que você irá ter uma ideia de sua real situação.

Feito isso, é hora de começar a criação física de seu planejamento financeiro. Hoje, nós temos aplicativos de smartphones desenvolvidos para isso.

Um aplicativo de que gosto muito é o Controle Financeiro Mobbills. Ele separa todas as suas despesas e receitas em categorias, faz uma análise em gráficos e lança automaticamente toda sua movimentação do internet banking; o Mobbills é exclusivo para Android.

Para IOS tem o Guia de Bolso, aplicativo igualmente bom e com funções semelhantes.

Outra coisa importante é não se esquecer de acompanhar sua situação financeira durante o mês inteiro. Especialistas dizem que para um ter um bom controle, é preciso fazer auditoria diária ou mensal.

E como estamos tratando de controle, leia este artigo sobre como fazer uma planilha de gastos.

Qual o Melhor Tipo de Planejamento Financeiro Para Mim?

Para você saber qual é o melhor tipo de planejamento para sua renda, basta você identificar seu objetivo. Esta parte é subjetiva, pois cada um tem suas necessidades e sonhos.

Não existe uma forma ideal para todos. Por isso é necessário que você tenha em mente, desde o início, o porquê de estar começando seu planejamento financeiro.

Existem pessoas que querem fazer uma viagem, comprar um carro, quitar dívidas ou melhorar os rendimentos de sua empresa.

Ter um controle de finanças mensal irá lhe ajudar a identificar quais passos são melhores para o seu objetivo.

Perfil Para Alcançar Seus Sonhos

De fato, não existe uma forma universal. Como já foi visto acima, o que existe são costumes básicos e que conhecemos muito bem.

Para conseguir manter suas contas equilibradas e viabilizar sua realização é preciso fazer algumas escolhas e esforços.

Alguns exemplos desses esforços seriam: comparar preços, comprar somente o necessário, tentar não fazer dívidas (pagar suas compras à vista é a melhor solução para isso).

E mais uma vez, ter um objetivo claro irá facilitar que você consiga manter esse perfil, pois funciona como uma meta a ser alcançada e você saberá que seus esforços serão recompensados no futuro.

Informar-se sobre investimentos é outro costume importante que você precisa ter.

Na internet é possível achar sites e blogs, como este, que disponibilizam informações gratuitas e, acima de tudo, relevantes para o seu aperfeiçoamento.

Consultar o gerente do seu banco também é uma boa ideia, pelo menos parcialmente. Pois ali será um bom lugar para sanar suas dúvidas mais específicas, das quais às vezes é difícil encontrar as respostas na internet.

Mas é preciso ter cuidado com essas orientações (gerentes de bancos), para que você não acabe fazendo investimentos que são melhores para o banco do que para você.

Se você seguir essas dicas, e não se esquecer de pôr em prática tudo aquilo que você aprender, com o tempo você vai conseguir controlar suas finanças da melhor forma possível.

Quando dizem que a experiência é uma das coisas que lhe ajudará a ter êxito, não tenha dúvidas. Pois tudo é aprendido com o tempo, e controlar suas finanças irá ficar mais fácil após esse tempo.

Então…

Saiba controlar e equilibrar completamente as suas finanças! Você vai agora reaver a sua saúde financeira.
Opt In Image
ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO?
Receba todas nossas atualizações e artigos.

Basta digitar seu melhor E-mail no campo abaixo. Depois não esqueça de acessar a mensagem que enviaremos para confirmar a sua assinatura.

Ainda sem comentários.

Deixe uma resposta