Financiamento de Imóvel: Dicas Imperdíveis Para Fazer o Seu!

O sonho da maioria das pessoas, ao iniciarem a sua vida adulta, é ter uma casa própria, mesmo que seja pelo financiamento de imóvel.

Cada uma delas com as suas exigências e diferenças, com seu lucro mensal, com sua família aumentando e com o seu valor X guardado, mas o objetivo é sempre o mesmo.

Tanto para aqueles que moram de aluguel, quanto para os que cresceram com seus pais em um local próprio, fica claro a importância de poder desfrutar de um local que esteja no seu nome e com o seu jeito.

Hoje em dia no Brasil, existem várias maneiras de conseguir realizar esse sonho, e uma delas é o financiamento de imóvel.

Mesmo quando a economia está abalada, o crédito imobiliário ainda existe em abundância para quem tem o “nome limpo” e quer dizer adeus ao aluguel.

Mas Afinal, Como Funciona um Financiamento de Imóvel?

Financiamento de Imovel - Dicas

Os financiamentos são, única e exclusivamente, feitos pelos bancos. Ao comprar um imóvel, a pessoa pode financiar o seu pagamento, fazendo com que o banco quite a dívida inteira com o vendedor, e o comprador paga as parcelas para a instituição, em quantas vezes for acordado no momento do contrato.

Enquanto a dívida não for quitada com o banco, o imóvel fica no nome do comprador. Porém, não pode ser renegociado enquanto o valor total não for pago.

Os financiamentos podem ser feitos de três formas: utilização de recursos do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, SBPE – Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, ou o financiamento direto com a construtora. Leia mais sobre crédito habitacional.

Opt In Image
ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO?
Receba todas nossas atualizações e artigos.

Basta digitar seu melhor E-mail no campo abaixo. Depois não esqueça de acessar a mensagem que enviaremos para confirmar a sua assinatura.

Melhores Dicas Para um Bom Financiamento de Imóvel

  • O ato de comprar um imóvel é, na maioria das vezes, a maior despesa que alguém pode ter durante toda a sua vida e, consequentemente, a maior conquista. Portanto, é preciso ter paciência e determinação até realizar a compra.
  • Os responsáveis pelo financiamento de imóvel, como já comentamos, são os bancos. Por esse motivo, faça uma pesquisa entre eles para checar as melhores condições, como os juros, o tempo de contrato, etc.
  • É importante não se deixar levar pelas primeiras propostas e pesquisar mais e mais sobre o assunto, para evitar arrependimentos posteriores.
  • Há ainda a opção de fazer uma consultoria imobiliária, com algumas empresas que são especializadas nesse segmento. Elas são responsáveis por fazer simulações de financiamento, já que elas são conveniadas com os principais bancos. Isso ajuda na preparação dos documentos, no preenchimento de formulários e na tomada certeira de decisão.
  • Após a decisão entre os bancos ser tomada, torna-se interessante abrir uma conta no banco escolhido. Dessa forma, a transição do dinheiro, além de ajudar no momento da liberação da carta de crédito, diminui os juros do financiamento.
  • Quando a conta estiver aberta, deposite nela todo o dinheiro que você ganha no final (ou início) do mês. Dessa forma, fica mais fácil de comprovar a renda que você declarou no momento que entrou com o pedido de financiamento, comprovando o seu orçamento e deixando tudo às claras para o seu gerente de conta.
  • Se possível, e se preciso, use alguma pessoa próxima a você para declarar renda conjuntamente. Dessa forma, o total se elevará, e os problemas serão praticamente nulos. Pais e cônjuges são as melhores opções. Apesar de namorados também conseguirem, o problema é a incerteza do futuro, visto que está sendo feito um ato/negócio jurídico complexo e impactante na vida de qualquer pessoa que sempre sonhou em ter a casa própria.

Com essas dicas de financiamento de imóvel em mãos, você tem mais segurança. Você tem tudo para chegar onde deseja e sem dores de cabeça.

Sucesso!

Ainda sem comentários.

Deixe uma resposta