Corretora de Valores: Escolha Bem e Você Só Terá a Ganhar

Escolher uma boa corretora de valores para investir seu dinheiro é uma tarefa difícil.

Antes de escolher a sua preferida, é preciso analisar os serviços que ela presta e se estes serviços cabem no tipo de investimento que você deseja fazer.

Na hora de investir, muitos investidores optam pelo banco onde já possuem conta. Muitas vezes, entretanto, essa não é a melhor opção.

Neste artigo, você terá dicas como:

Mas antes de falarmos sobre como escolher a melhor corretora de valores para você, vamos a uma explicação rápida do que uma corretora de valores faz.

O Que é Uma Corretora de Valores e o Que Ela Faz?

A corretora de valores nada mais é que uma intermediadora entre você e a bolsa de valores. Ela é responsável por intermediar para você a compra de diversos investimentos, também chamados de ativos financeiros.

Corretora de Valores

Um desses ativos é chamado de Ação. Leia este artigo sobre como investir em ações

Ela negocia diversas aplicações com diferentes instituições financeiras e coloca a sua disposição em uma plataforma onde você terá acesso a essas aplicações.

Você pode enxergar a corretora de valores como um shopping, mas, ao invés de roupas, a corretora oferece uma variedade de ativos financeiros para escolher e aplicar seu dinheiro.

Como Escolher Uma Boa Corretora

Existem diversos fatores para você avaliar se a corretora que escolheu se encaixa nas suas intenções de investimentos, e, é claro, se é uma corretora confiável e segura.

Primeiro, é preciso saber se a corretora atende a uma série de requisitos e práticas operacionais. Esses requisitos são baseados nas regras do Banco Central e da própria BM&FBOVESPA, a bolsa de valores brasileira e da entendida responsável pelo mercado, a Comissão de Valores Mobiliários.

A Bovespa criou o Programa de Qualificação Operacional, baseado em um sistema de selos. Cada selo atesta a qualidade da corretora em diferentes níveis de exigências. Vamos supor que estamos falando de um investidor pessoa física. Para ele, o selo que deve ser levado em consideração é o Retail Broker.

A corretora que possui o selo Retail Broker é avaliada nos seguintes requisitos:

  • Oferta de serviços de assessoria e plataforma eletrônica de negociação de produtos financeiros, especializados em investimentos de pessoas físicas.
  • A diversificação de produtos oferecidos
  • Oferta de ferramentas de negociação de tecnologia móvel e plataformas eletrônicas para os investidores
  • Diferentes canais de relacionamentos e atendimento aos clientes

Taxas

Claro que valores também são parte fundamental na hora de escolher corretoras. Os valores variam dependendo do tipo de aplicação realizada pelo investidor.

Nesse momento, você deve estar ciente de quantas taxas serão cobradas. Serão cobradas as seguintes taxas: de corretagem, custódia, Ted / Doc e Taxa para Tesouro Direto.

A taxa de corretagem é cobrada dos investidores que realizam aplicações no mercado de renda variável, a cada vez que você comprar ou vender uma ação.

A taxa de custódia é cobrada para que os investidores mantenham as informações referentes aos investimentos realizados por ele na corretora.

A Taxa de Ted e Doc ocorrem porque, para aplicar uma renda variável, o investidor precisa de uma conta para transferir o dinheiro da sua conta para a conta da corretora de valores.

A última taxa, a Taxa para Tesouro Direto, ocorre quando o investidor investe diretamente no tesouro, e, por isso, são cobrados dois tipos de taxas: taxa de custódia da BM&FBOVESPA – comum em todas a corretoras – e taxa de administração cobrada pela corretora de valores.

A primeira taxa é cobrada de todos os investidores que decidem investir no tesouro direto. A segunda não é obrigatória, e muitas corretoras não a cobram como uma estratégia para atrair mais clientes.

Analisando todos esses fatores, o investidor poderá decidir mais facilmente qual é a melhor corretora de valores para suas necessidades.

Opt In Image
ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO?
Receba todas nossas atualizações e artigos.

Basta digitar seu melhor E-mail no campo abaixo. Depois não esqueça de acessar a mensagem que enviaremos para confirmar a sua assinatura.

Ainda sem comentários.

Deixe uma resposta