Como o Controle Financeiro Pessoal Vai Mudar Sua Vida?

Controle Financeiro Pessoal

Crédito desta imagem: freepik.es

Todos já sabem que infelizmente, ou felizmente, dinheiro não cai do céu.

E também que é preciso, desde cedo, desenvolver um controle financeiro pessoal (ideal que seja pela educação financeira) para evitar dívidas insuperáveis no futuro e para que planos possam ser conquistados a longo prazo.

Porém, para muitos, esse controle é algo abstrato e muito difícil de ser adquirido.

Sem um bom controle financeiro pessoal você fica impossibilitado de planejar um futuro a longo prazo, pois há dívidas a pagar e custos para se viver, e não há planejamento na hora de investir o dinheiro.

Assim não dá sequer para imaginar como você estará daqui a alguns anos.

Hoje no Brasil existem mais de 59 milhões de pessoas inadimplentes que não conseguem limpar seus nomes por não possuírem uma relação saudável com o próprio dinheiro.

Este grande número de pessoas inadimplentes existe também pela falta de planejamento e pensamento a longo prazo. Isso as afugentam nas dívidas.

Para evitar se encontrar nesta mesma situação, é muito importante ter medidas de organização e planejamento mensal do salário ou renda.

Vale também aprender a saber quais são os melhores momentos (ou inevitáveis momentos) para pedir empréstimos ou então investir em algo a longo prazo.

O risco de nunca ter um controle financeiro é não poder planejar o futuro de forma estruturada e organizada, não poder planejar uma viagem ou compra de um carro ou casa, por estar endividado e preso a estas dívidas que limitam seus sonhos.

Além disso, em casos de emergências como doença ou perda do emprego, não há dinheiro investido ou guardado para cobrir tais despesas.

E sem a renda mensal ou com uma renda insuficiente, se cria uma bola de neve feita por dívidas.

Continue lendo este artigo, que vai lhe dar excelentes dicas para sua educação financeira. São estes os tópicos:

Colocando em Prática o Controle Financeiro Pessoal

Saiba Quais São Seus Gastos

Coloque por escrito quais são os gastos fixos mensais que não podem ser cortados. Assim como os gastos com entretenimento e os supérfluos, que podem ser cortados para poupar (mesmo que temporariamente).

Tenha uma Planilha de Gastos Para o Planejamento

Por meio da internet e programas, é possível colocar todos os gastos em plataformas que calculam quais são os reais gastos mensais, quanto se deve ser poupado e o que deve ser poupado.

O principal objetivo é ter bem claro o formato do seu controle financeiro pessoal.

Encontre Formas de Investimento

Tenha, além do emprego fixo, uma outra forma de ganhar dinheiro, seja a curto ou longo prazo.

Pode ser com investimentos na poupança e sua taxa de lucro mensal (mesmo sabendo que rende pouco), fundos de investimentos, compra de títulos públicos…

Ou até mesmo tenha uma renda extra com a prestação de algum serviço ou revenda de algum produto. Isso pode ser feito até na sua casa.

Assim, a renda adicional permite que você tenha uma reserva de dinheiro para emergências ou ajuda na realização de sonhos, como a construção da casa própria, a faculdade paga dos filhos e etc…

Não importa qual seja o sonho, faça um controle financeiro o quanto antes para poder realizá-lo.

Como o Controle Financeiro Pessoal Traz Benefícios à Sua Vida?

Tendo um controle financeiro pessoal o quanto antes, a pessoa elimina possíveis dores de cabeça que podem chegar num futuro próximo, com dividas que crescem a cada mês com seus juros aumentando.

Ainda mais em épocas de crise, onde a instabilidade financeira e empregatícia fica em alta.

Além disso, o planejamento dá uma maior liberdade financeira à vida, permitindo-lhe realizar o que deseja de forma planejada e segura, sem cometer grandes riscos que podem lhe levar a dívidas (ou à falência) e perda de conquistas materiais, como carro e casa, por exemplo.

Ainda, caso queira, o planejamento permite que você seja o seu próprio chefe futuramente ao abrir o próprio negócio com a renda extra que adquiriu. Assim você vai depender de mais ninguém para obter dinheiro.

O empreendedorismo está em alta e cai muito bem nos momentos de crise, já que há maiores possibilidades de investir criativamente no que ainda não foi pensado.

Dicas Para um Bom Controle Financeiro Pessoal

Pague à Vista Para Obter Desconto

Negocie com o estabelecimento descontos ao pagar pelo serviço ou produto de forma à vista. Assim você pode comprar produtos mais baratos e ficar livre de possíveis dívidas futuras.

Mas mesmo que não tenha desconto, dê preferência por pagamentos à vista para evitar a possibilidade de juros futuros.

Só Use Cartão de Crédito Quando Ganhar Desconto

Por mais estranho que possa parecer, cartão de crédito pode ajudar na hora do planejamento financeiro pessoal. Isto porque algumas operadoras de cartão oferecem benefícios significativos para poupar dinheiro.

Alguns deles oferecem milhas em troca do uso, descontos em eventos como shows, cinema, parcelamento sem juros em várias vezes e até mesmo nenhuma anuidade.

Vale ressaltar que não é aconselhável ter vários cartões, pois isto pode gerar descontrole. Tenha um ou dois que ofereçam descontos significativos para as despesas  que você tem mais hábito de fazer.

Compre Só o Que Realmente Precisa

É bom ter em mente que, como parte do seu controle financeiro pessoal, deve-se comprar apenas o que realmente é necessário, mesmo que seja por um determinado período.

Não compre aquilo que apenas irá trazer prazer momentâneo, ou que está na moda, ou até que possui desconto, mas na verdade nada lhe agrega.

Elaborar uma lista de compras tende a ajudar. Assim você consegue listar quais são as reais prioridades que devem ser adquiridas e pagas. E, é claro, a disciplina deve ser regra, para evitar extrapolar o que foi planejado.

Faça Pesquisa de Mercado

Na hora que encontrar o produto que necessita, não compre logo na primeira loja que encontrar. Vá pesquisando nos demais estabelecimentos, em lojas físicas e online.

Analise quais oferecem melhores vantagens de pagamento (descontos ao pagar à vista, sem contar juros e afins).

Mesmo que a diferença de um lugar para outro seja apenas de 10 ou 20% a menos, vale a pena pesquisar e optar pelo preço mais barato, já que ao fazer o mesmo nas demais compras, o dinheiro poupado será significativo no fim do mês.

Trace Planos e Objetivos

Planeje seu futuro. Tenha sonhos para que assim, então, estabeleça metas e foco para atingir seus objetivos. Isso será possível a médio ou longo prazo.

Então planeje, crie uma poupança e injete mensalmente um valor fixo nela, sem jamais retirar o dinheiro dali até atingir seu(s) objetivo(s).

Vale ressaltar que tais sonhos e objetivos devem ser planejados de maneira realista. Não pense em metas em curto prazo, que poderão trazer dívidas e frustrações caso não alcançadas.

Basta um bom controle financeiro pessoal para que você chegue lá.

Controle Financeiro e as Dívidas

Claro que mesmo que não tivesse lido este artigo até aqui, você imagina a importância que um bom controle financeiro tem para a decisão de se quitar as dívidas e se livrar delas de uma vez por todas.

Para esta finalidade, é de uma grande urgência você passar a ter de novo as rédeas do seu orçamento pessoal e/ou familiar. Afinal, dependendo dos tipos e das quantidades das dívidas, esta tarefa pode exigir disciplina e paciência.

Nossa Dica…

Controle Financeiro Pessoal - Como Sair Sair das Dívidas

Comentários desabilitados.