Como Sair das Dívidas de Uma Vez Por Todas

Como Sair das Dívidas

No nosso cotidiano, não é difícil encontrar pessoas que possuam algum problema decorrente de dívidas. E muitas vezes pode parecer que não há como sair das dívidas com facilidade ou rapidez.

Erros de cálculos, mau planejamento financeiro ou situações inesperadas podem levar uma pequena compra a um grande problema em pouquíssimo tempo.

E o que é pior, esse problema pode, com o tempo (às vezes, pouquíssimo tempo), virar uma bola de neve que desestrutura vários aspectos de nossas vidas, como social, família, saúde, e outros…

Neste artigo, você verá os seguintes tópicos:

Para garantir que você não se afunde em mais dívidas, daremos aqui essas dicas importantíssimas que devem ser seguidas à risca para saber como sair das dívidas sem sofrer tanto com isso.

Uma Decisão Consciente é o Primeiro Passo de Como Sair das Dívidas

Um dos passos mais importantes para seguir nossas dicas de como sair das dívidas é a decisão precisa sobre como lidar com a situação. Não se pode bobear nessa decisão. Não há tempo a perder.

Afinal não há como se livrar das dívidas se você não começar a economizar em cada aspecto possível da sua vida.

Essa decisão ajudará você a planejar melhor como sair das dívidas, permitindo que você siga um plano rápido e preciso.

Crie um Fundo Para Emergências

Como Sair das Dívidas Poupando Dicas

Se há um fato sobre a vida é que ela é bem imprevisível. E quando se está com dívidas, não se pode correr muitos riscos.

Criar um fundo de emergência, de cerca de pelo menos R$2.000,00 é um passo importante de como sair das dívidas.

Mantenha esse fundo fora de contas com as quais tenha facilidade de gastar, para que essa tentação de gastar não venha à tona.

Esse fundo também evita que você utilize cartões de crédito para acumular ainda mais dívidas, mesmo em situações de emergência.

Crie um Planejamento Financeiro Realista e o Mantenha Atualizado

Criar uma planilha de planejamento financeiro realista é um dos passos mais importantes de como sair das dívidas.

Somente com a montagem dessa planilha detalhada você conseguirá ver se você consegue algum montante de dinheiro no fim de cada mês, chamado de superávit, ou se ainda tem um déficit a recuperar.

Para conseguir montar a planilha e traçar um caminho de como sair das dívidas, você deverá ter como objetivo aumentar seu superávit, que é com ele que você pagará suas dívidas. Leia este artigo sobre planejamento financeiro.

Há duas formas de aumentar seu superávit mensal para conseguir cumprir seu planejamento de como sair das dívidas rapidamente. Veja também essas planilhas de gastos para lhe ajudarem no orçamento.

Consiga Mais Dinheiro

Para sair das dívidas, consiga mais dinheiro.

Pode parecer uma afirmação óbvia, mas há algumas dicas que podem te ajudar. Por exemplo, se seu trabalho é comissionado, você poderá tentar conseguir melhores ou mais horários para vender.

Ou ainda optar por fazer hora extra para conseguir um dinheiro a mais.

Se seu trabalho é por salário e horário fixos, sua melhor opção pode ser conseguir um segundo emprego, seja estágio, ou meio-período.

Conseguir um emprego alternativo poderá ser cansativo, mas se você tem prazo para acabar com a dívida, você pode não ter outras opções.

Há diversas opções no mercado que sempre precisam de pessoas a mais. Trabalho de office boy, serviços de entrega (motoboy, por exemplo), para vender diversos produtos (inclusive como autônomo), telemarketing, etc…

O que não faltam são opções. Podem não remunerar muito, mas o dinheiro extra pode ser exatamente o quanto você precisa.

Há também as opções para pessoas de perfil empreendedor. Muitos empresários de sucesso tiveram o início de seus negócios em meio a uma crise financeira.

O Urgente Corte de Gastos

Como Sair das Dívidas

Uma forma eficiente de aumentar seu superávit, principalmente caso seja impossível a aquisição de um segundo emprego, é um necessário corte de gastos geral.

Esse corte de gastos não será aleatório, e não deve interferir nas suas atividades necessárias. Porém, poderá e deverá interferir nos seus lazeres e luxos, mesmo que temporariamente.

Primeiramente, comece cancelando serviços não tão utilizados assim. Ligue para seu provedor de internet, telefone e televisão e procure um plano menor ou desconto, mesmo que temporário.

Cancelar um dos serviços que você não utiliza é uma opção.

Diminuir os gastos com a conta de celular é também uma alternativa. Tirar ou reduzir o pacote de internet caso o tenha e não use tanto, pode te salvar um bom dinheiro no fim do mês.

Vá passando em todos os itens de seu planejamento financeiro, e vendo se há a possibilidade de diminuição ou anulação de tais itens.

Nesse passo, também haverá o corte de lazeres, como visitas a parques de diversão, idas semanais ao cinema, refeições mensais ou frequentes em restaurantes e viagens em feriados.

Algumas coisas, como compras de certos produtos, não necessariamente precisam ser cortadas. Podemos tentar substituí-las por opções mais baratas.

Uma forma interessante de lidar com a situação de restaurantes, por exemplo, é tentar simular algumas receitas em casa.

A compra dos materiais necessários para receitas costuma sair bem mais em conta que o preço de uma refeição em um restaurante.

Organização de Despesas

Esse é o passo final, e deve ser seguido após o pagamento da dívida e continuamente seguido. Após pagar a dívida, você provavelmente relaxará um pouco com essa situação, principalmente se a dívida era de pagamento urgente.

Cuidado! Muitos costumam pular de uma dívida para outra logo depois! É muito importante que você pare e comece a analisar novamente os gastos. Planeje o que fará com seu superávit, e tome muito cuidado para não criar outra dívida!

Tenha sempre um fundo extra para emergências, e você conseguirá lidar com suas situações financeiras com maior facilidade.

E agora? Depois de ler este artigo, que tipo de decisão você pretende tomar?

Como se livrar das dívidas definitivamente

Ainda sem comentários.

Deixe uma resposta