Como Investir no Tesouro Direto: Valiosos Conselhos pra Você!

A maioria das pessoas, quando pensa em investir dinheiro, pensa somente em 3 opções: poupança, que, na atualidade, rende muito pouco; renda fixa do banco onde tem conta, porém, isso é um investimento a longo prazo, e que requer que você deposite um valor todo mês.

E você nem sabe se é a melhor opção para você ou para o funcionário do banco, que precisa bater meta.

A terceira opção é investir na bolsa de valores, mas a maioria das pessoas só sabe desse investimento por aquilo que viu em filmes, então não entende bem, e esse acaba se tornando um investimento arriscado que a maioria prefere não fazer. Leia este artigo sobre melhores formas de investir dinheiro.

Existem mais opções, mas gostaria de destacar uma que é uma das opções mais segura de investir o seu dinheiro. Então, neste artigo, ensinaremos como investir no tesouro direto. Aqui, você verá:

O que é Tesouro Direto

Como Investir no Tesouro Direto

É quando você compra porcentagens de títulos do governo como forma de empréstimo. Você vai emprestar dinheiro para o governo investir em saúde, educação, dentre outros, e, daqui a um certo tempo, receberá esse dinheiro investido e com juros. Visite neste link o site do Tesouro Direto.

Por ser uma transação comercial com o governo, a probabilidade de não receber retorno do que investiu é muito baixa. É o investimento de menor risco do mercado. Por isso, aprender como investir no tesouro direto é importante. Na verdade, muito importante.

Tipos de Títulos

De acordo com o seu objetivo de investimento, é indicado qual o melhor título para você investir. No próprio site do ministério da fazenda há uma explicação detalhada. Aqui, vamos resumir de maneira simplificada.

Tesouro Prefixado (LTN)

Trata-se de um título com rentabilidade já prefixada, ou seja, no momento da compra, o investidor já sabe o quanto vai lucrar.

Essa é a modalidade de investimento mais arriscada das 3 opções. Então é recomendado consultar um especialista.

Tesouro Selic (LFT)

Trata-se de um título com rentabilidade variante, de acordo com a taxa Selic da data do resgate do investimento. Ou seja, no momento da compra, o investidor não sabe o quanto vai lucrar, mas tem um número determinado pela taxa Selic, então o lucro não vai depender de terceiros ou de outros fatores flutuantes.

Esse investimento é o de menor risco, indicado para investidores mais conservadores.

Tesouro IPCA + (NTN – B)

São títulos com rentabilidade vinculada à variação do IPCA (Índice de preços ao Consumidor Amplo), acrescida de juros. Ou seja, o investidor, no momento da compra, não sabe o valor que vai lucrar futuramente no resgate, de acordo com a taxa de inflação do país medida pelo IPCA.

Esse investimento é o mais indicado para quem quer poupar para a aposentadoria. Como esses títulos possuem vencimentos muito longos (como 20 a 30 anos, entre outros), o investidor pode “casar” o prazo de vencimento do título com a data esperada para sua aposentadoria.

Investimentos

A quantidade mínima de compra é a fração de 0,01 título, ou seja, 1% do valor de um título, desde que respeitado o valor mínimo de R$ 30,00. O investidor pode comprar 0,01 título; 0,02 título; 0,03 título e assim por diante.

Passo a Passo: Como Investir no Tesouro Direto

Veja aqui, resumidamente, um passo a passo. Lembre-se de que você pode também encontrar essas instruções em maiores detalhes no site da fazenda e na instituição financeira de sua escolha.

1. É necessário ter um CPF e uma conta corrente em uma instituição financeira;

2. Escolha uma instituição financeira, que pode ser um banco ou uma corretora, também chamada de agente de custódia, para intermediar suas transações com o Tesouro Direto;

3. Solicite seu cadastramento na instituição financeira escolhida e abra uma conta em seu nome para operar com o Tesouro Direto;

4. Você receberá uma senha provisória da BM&FBovespa para o primeiro acesso à área restrita do Tesouro Direto;

5. Troque a senha provisória por uma nova, que deverá conter entre 8 e 16 dígitos, composta por letras, números e caracteres especiais. Você estará habilitado para realizar compras e verificar saldos e extratos.

Opt In Image
ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO?
Receba todas nossas atualizações e artigos.

Basta digitar seu melhor E-mail no campo abaixo. Depois não esqueça de acessar a mensagem que enviaremos para confirmar a sua assinatura.

Ainda sem comentários.

Deixe uma resposta